1.200.000 VISUALIZAÇÕES! OBRIGADO!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Grandes Matemáticos



Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.

Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.


Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.

Alguns pensamentos de Pitágoras:


· Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.

· Todas as coisas são meros.

· Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe.


· Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.

· Educai as crianças e não será preciso punir os homens.


· A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.


· A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.


· Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues
.


Fonte :http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pitagoras.htm


video

Nenhum comentário: