| Para multiplicarmos dois números decimais como: 3,51 x 1,3, é preciso organizá-los, no algorítmo, de acordo com o nosso Sistema Posicional de numeração (como na figura ao lado). pois é nessa organização que discutiremos duas carcterísticas fundamentais desse algorítmo. 1- Por que "vai 1 para cima"? 2- Por que "deixar uma casa em branco"? | ||||||||||||||||||||||||
| Agora, sabendo que 15 décimos é igual a 1 unidade e 5 décimos. Acrecentamos essa unidade na casa das unidades (sendo isso o "vai 1 para cima"). | ||||||||||||||||||||||||
| Após multiplicar 3x3 =9 , somamos 9+1 | ||||||||||||||||||||||||
| Como 10 unidades são 1 dezenas, criamos uma nova coluna. Vamos multiplicar 3,51 por 2 unidades, como estamos multiplicando 1 unidade que equivale a 10 décimos "deixamos a casa dos centésimo em branco" (represntado por O). Ao invé de "deixar uma casa em branco" poderíamos preenche-la com zero , pois estamos multiplicando por um valor 10 vezez maior; | ||||||||||||||||||||||||
| Como 10 unidades são 1 dezena, acrecentamos essa dezena na sua respectiva coluna(sendo isso, "vai 1 para cima") e somamos com 6. Sendo 6+1=7 | ||||||||||||||||||||||||
| Basta fazer a soma dos números verdes para obtermos a resposta. Como multiplicamos números da forma 1/100 (centesimal) por números da forma 1/10 (decimal), obteremos um número da forma 1/1000 (milesimal). E é por isso que a virgula vai depois do 8, pois 8073x1/1000 = 8,073 Fonte:http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01038021/alunos/algo2/multiplicacao.htm |
É papel do educador combater o medo de errar que inibe, as possibilidades de realização e satisfação. "Prof. Marcondes Diniz Martins"
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Multiplicação
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