Os Sangakus e a Matemática Japonesa

Essas tabletas visíveis hoje são em sua maioria do século
Uma possível explicação do papel dessas tabuletas, foi a de divulgar os jovens talentosos isolados e desprovidos de recursos. Para esses últimos, pendurar a resolução de um problema difícil num lugar muito visitado era uma maneira eficaz de atrair a atenção para eles. Um exemplo é o caso do matemático Aida Yasuaki
Neste post, veremos alguns sangakus com soluções e outros que deixarei como desafio para os meus leitores. Vejamos então alguns problemas:


Assim, pelo teorema de Pitágoras,
Analogamente,
Dividindo ambos os membros por

Resolução: Na figura acima,
Dessas equações obtemos o sistema na variável
Somando essas equações, temos:
Problemas Propostos:


Sugestão: Sendo
retângulo, mostre que
![r = (BN + BC + CN)/2 - CN = (BN + BC - CN)/2 [;r = (BN + BC + CN)/2 - CN = (BN + BC - CN)/2;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vvq-tZo2VB2QJQAkuCKE12z_KNysNCoQ0ho2ov7589Q5wF0TTvu7tNDF5KtAg-1qv6v-h0zbVmYI9WMRwRqQegBnVPPmZSXNv2IwUlyM8yLDbi8aRoAtcPb0VPG1D8ySbg6ijAxNqNEYA4-v9aN9_DIsrYxsahiFkMYX4VbKP-XPZ-WSdIi3A3=s0-d)
Por outro lado, sendo os raios inscritos nos dois triângulos iguais, segue que do Exemplo 2) que
, onde
é o semi-perímetro do
. Usando o fato que
, segue o resultado.
Referências Bibliográficas:
- Unger, J. Marshall. A Collection Sangaku Problems. Department of East Asian Languages & Literatures.The Ohio State University.
- Horiuchi Annick. Geometria a Serviço dos Deuses no Japão. Etnomatemática: Edição Especial da Scientif American Brasil.
Fonte:http://fatosmatematicos.blogspot.com/2010/03/os-sangakus-e-matematica-japonesa.html
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